Bloco/braga lança petição online pela destituição de Névoa
Os accionistas da Braval vieram, em comunicado à imprensa, tentar justificar o injustificável, procurando converter a eleição de Domingos Névoa para a presidência da Braval num simples acto corrente de gestão e naturalmente resultante da privatização parcial da AGERE.
Pode admitir-se que invocar o acordo parassocial da AGERE seria uma explicação para que a Geswater detivesse a presidência da Braval, mas nunca justificaria que um condenado por corrupção ocupasse esse lugar.
Em tempo oportuno o Bloco de Esquerda pronunciou-se contra a privatização da AGERE, tendo mesmo sugerido a realização de um referendo local, dado tratar-se de matéria não apresentada aos cidadãos na campanha eleitoral. Dessa privatização voltaremos a falar oportunamente, sendo a posição do BE clara: a água é um bem público, que em circunstância alguma deve ser colocado à disposição dos privados para a acumulação de lucros.
Mas o que está em causa neste momento, e é bom que os partidos se pronunciem de forma inequívoca sobre isso, é se Domingos Névoa deve ou não ser destituído do cargo para que foi eleito. Com a certeza de que quem não se pronunciar está a aceitar a justificação pífia dos que o elegeram, e a ser objectivamente conivente com a corrupção.
Ricardo Rio, líder do PSD em Braga, e autoproclamado futuro presidente da Câmara, endossa todas as responsabilidades para Mesquita Machado, tentando branquear o comportamento dos presidentes de câmara do seu partido que votaram a nomeação de Névoa. Ricardo Rio esquece-se que ele e o seu partido são co-responsáveis pela privatização de 49% da AGERE, tendo à época lamentado que não se privatizasse mais de 50%. Se agora está arrependido das consequências dessa privatização, também aqui é bom que exista coerência entre o discurso e a prática e que Ricardo Rio exerça a sua influência junto dos autarcas social-democratas para que se pronunciem a favor da destituição de Domingos Névoa. De outra forma poder-se-á concluir que os presidentes de câmara PSD são coniventes com Mesquita Machado e que o discurso da transparência de Rio só é válido na oposição.
O Secretariado Distrital do Bloco de Esquerda
Braga, 2 de Abril de 2009
Assine a petição para a destituição de Névoa aqui: http://www.petitiononline.com/nevoanao/
Postar um comentário